Translate

um livro por mês

Desde que o Si nasceu que deixei a leitura para segundo plano. Conto pelos dedos os livros que li desde essa altura. Não só a falta de tempo, a mudança de rotinas, o agravamento da miopia (que faz com que tenha de esforçar muito mais os olhos e perca a concentração facilmente). Enfim... uma panóplia de desculpas que por vezes não passam disso mesmo. Desculpas. No fundo, foi um hábito perdido.
Tenho sentido (não sei porquê) uma enorme dificuldade em recuperar hábitos antigos e ou criar novos, muito mais do que há uns anos em que facilmente, me adaptava a qualquer mudança se quisesse fazê-la (será isto coisa da idade?).
Acho que agora, deixo o tempo correr, sem (es)forçar, sem me preocupar, aceitando o que o vida me reserva. Mesmo sabendo que existem certas coisas que quero mudar na minha vida, sei que não tenho feito um esforço muito grande para... me alimentar melhor, fazer mais exercício, ler mais... mas enfim, vou deixando acontecer! Às vezes basta uma palavra, ou um desafio para que as coisas aconteçam no momento devido em que devem acontecer.
Com a leitura está a ser assim.
Um desafio da Alexa Violeta, leva-me de volta aos livros. Aceitar entrar no desafio de "Ler um livro por mês" é um bom incentivo para que eu regresse a este hábito de que tanto gosto, que tanta falta me faz e que nos enriquece tanto. Espero num mês conseguir ler dois ou três, mas isso o (meu) tempo dirá e obviamente o tamanho dos livros que me escolherem (também acho que às vezes são eles que nos escolhem!).


O MALINCHE da Laura Esquivel repousa na minha estante à 4 anos. Foi-me oferecido no final de 2006 pela minha irmã mais velha - que sabia que eu o queria muito! Na altura li um ou dois capítulos mas, já não me lembro por que razão, nunca o acabei.

Com esta mudança para o Porto em que me afasto da minha "biblioteca" por dois meses, numa rápida "passagem de olhos" momentos antes de partir - "O que é que eu levo???" - a lombada vermelha do Malinche destacou-se de todas as outras. Talvez tenha sido a própria Malinalli que através do vento me chamou para que eu lesse a sua história.
(imagem tirada da net)

E estou assim, a passar esta tarde de Domingo, embrenhada nesta maravilhosa leitura.
Boas leituras. Bom Domingo!

Comentários

  1. Ah, que bom!! :) Eu também ando agarrada ao meu que, mesmo a fazer o jantar, anda atrás de mim! Eheheh ás vezes só consigo ler uma pagina ou parágrafo mesmo mas gosto da sensação de ter um livro por perto. Muito obrigada, Joana, por ter aderido a esta minha ideia, boa continuação de leitura!

    P.s. Esse livro parece muito interessante. Gosto de personagens femininas que conduzem a acção. Boa capa também.

    ResponderEliminar
  2. Magnifica iniciativa, não há duvidas!
    Também já me aconteceu várias vezes deixar um livro de lado após ter lido 2 ou 3 páginas... e reencontrar o mesmo livro dois anos mais tarde para um namoro total. Temos que estar prontos em todo os sentidos, para partilhar o espírito de alguns escritores.
    do meu lado dedico sempre as horas a seguir ao jantar à leitura (2-3 horas/dia). Há momentos na vida em que certas opções são mais fáceis.
    Não conheço este livre de Laura Esquivel e vou procura-lo na biblioteca.
    Obrigado Joana :) bjs
    isabelle

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Olá! Que bom que decidiste escrever-me! Obrigada e até já! Com carinho, Joana

Hi! I am so happy that you decided to say hi! Thank you! With Love, Joana

Mensagens populares